Quais as vantagens de ter uma marca registrada?

A jornada para se tornar uma empresa de credibilidade e confiança para seus clientes é árdua, sobre isso não há dúvidas, e o processo natural é que consumidores associem os valores da empresa à sua marca. Nome, cores, logotipo, a identidade visual explorada no marketing e em conceitos de branding que fazem você lembrar de cores específicas ao ouvir a palavra “refrigerante”. 

Além de proteger sua empresa de potenciais processos judiciais – contra ou movidos por você – há diversas vantagens em registrar sua marca. Entenda melhor abaixo. 

 

  1. Uso indevido e cópias 

 

Ninguém quer usar um nome que já tenha registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI): isso causaria processos, problemas, e jogaria muito trabalho fora. Além disso, ser dono da própria marca garante o uso exclusivo daquele nome no Brasil, dentro do segmento de negócio escolhido.

 

Ou seja: ninguém pode escolher o mesmo nome que você, e se isso acontecer, você está amparado pela lei para tomar medidas. 

 

  1. Patrimônio / propriedade

 

A marca registrada é tão valiosa e importante, que é considerada como propriedade – sim, como um imóvel – e inclusive se torna herança e pode ser incluída em testamentos. Ou seja, o legado permanece com os anos, e o trabalho e conquistas são salvaguardados.

 

  1. Credibilidade

 

Quando você vai comprar um produto, quais as chances das marcas disponíveis influenciarem sua compra? Altas, correto? Sim, consumidores são diariamente influenciados por branding, marketing e marcas que fazem parte do seu dia-a-dia. Ou seja, construir seu negócio, reputação e produto de qualidade atrelados a uma marca é indispensável. Só pensar em qual buscador de internet você usa, para entender como credibilidade importa.

 

  1. Licenciamento 

 

Uma vez que a marca é sua, você tem total liberdade para usá-la como quiser. Assim sendo, em um cenário em que uma oportunidade de negócio apareça em que você possa licenciar o uso da sua marca para outra empresa, você é livre pra isso, afinal a marca é sua. Isso é muito comum no mundo do entretenimento: pense em quantos produtos de Star Wars existem por aí… Todos licenciados e pagando os devidos valores à dona da marca.

 

  1. Franquias

 

Similar ao licenciamento, as franquias abrem novas possibilidades de negócio e permitem a expansão da empresa, inclusive em faturamento. Mas, novamente, apenas marcas com registro podem iniciar um processo de franqueamento, e crescer ainda mais.

 

Ficou com dúvidas? Entre em contato via telefone ou Whatsapp – podemos explicar quaisquer detalhes e te auxiliar no registro da sua marca! 

Compartilhe esse post

Para garantir o sucesso da sua compra é necessário ter certeza da disponibilidade da sua marca.

Preencha o formulário ao lado para confirmação.

Ei, Espere!

Ficou alguma dúvida?

Nossos especialistas podem te auxiliar!

Preencha o formulário ao lado e iremos entrar em contato para você fazer parte do maior escritório contábil do Brasil.