Já pensou em ter que abrir mão da marca do seu negócio por não ter realizado registro de marca?

Imagine se hoje a Apple, uma das marcas mais valiosas do mundo, descobrisse que teria que abrir mão do seu nome e logotipo. Nada do ícone de maçã, nada do nome “Apple”. Imagine se eles descobrissem que falharam em registrar sua marca e que a partir de hoje não poderiam mais usar o nome pelo qual o mundo inteiro os conhece. 

Os danos seriam incalculáveis. O prejuízo seria gigantesco não só em faturamento, mas em tudo que a empresa já investiu em marketing, branding e construção de uma marca que é basicamente um estilo de vida para seus clientes.

 

Como reconstruir algo tão intrínseco ao imaginário de tantos usuários assíduos ao redor do mundo, que estão acostumados àquela marca? Como criar algo que se assemelhe, que seja de fácil transição, como apresentar o novo nome e logotipo para um público fiel e comprometido, e garantir que ele seria bem recebido?

 

Alguns diriam que isso é impossível. 

 

Imagine ter que fazer isso com a sua empresa. E vale lembrar que registro de marca não vale só para nomes de empresa, mas também de produtos; e que o registro do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) vale apenas em território nacional.

 

A regra é: quem registra primeiro a marca no INPI, tem direito sobre ela. Ou seja, se a sua empresa não registrou, mas a outra o fez, você infelizmente não tem direito e muito provavelmente vai precisar abandonar o nome. No entanto, caso nenhuma das empresas usando o mesmo nome tenha registrado a marca ainda, o cenário muda: quem registrar primeiro no INPI, sai na frente e tem chances de passar a ter o registro da marca. Em situações como essa, vale sempre a orientação de um advogado. 

 

Vale lembrar também: se sua empresa cresceu e está expandindo internacionalmente, você deve buscar registrar sua marca nos países onde fará negócios, para garantir que a propriedade intelectual esteja protegida também fora do Brasil. 

 

Assim, não há como reforçar o suficiente a importância de registrar sua marca no INPI: isso pode ser a diferença no seu negócio a longo prazo. Se você tem dúvidas, entre em contato via telefone ou Whatsapp, e será um prazer ajudá-lo! 

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