Devo esperar a empresa crescer para registrar a marca?

Muitos empresários têm a convicção de que devem esperar o negócio “dar certo” para registrar a marca da empresa. Talvez por falta de informação, medo da burocracia, ou por acreditarem que se trata de um investimento financeiro muito alto ou, até mesmo, desnecessário.

 

No entanto, esperar a empresa crescer, gerar lucros e ser um negócio de sucesso para ser dono da marca é um grande erro: basicamente uma aposta arriscada, que pode custar o maior patrimônio do negócio, seu nome e reputação. 

 

O registro perante à Junta Comercial, CNPJ e outra documentação da empresa não protegem a marca. Apenas um registro com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) protege nome, logotipo, marca, etc. Ou seja, seu negócio pode estar indo de vento e popa, e de uma hora pra outra, outra empresa pode entrar com um pedido para que você não use mais sua marca. 

 

Parece impensável, mas é possível: se a outra empresa tiver o registro do INPI e você não, você terá que parar de utilizar o nome da sua empresa, agora já tão bem sucedida. Então, por que esperar? 

 

O quanto antes você entrar com o pedido de registro no INPI, mas seguro estará: o Instituto respeita o princípio de anterioridade, que garante que a empresa a requerer o registro primeiro tem direito sobre o mesmo. Vale lembrar que isso só é válido quando ocorre dentro do mesmo segmento de mercado. 

 

Além disso, há sempre a possibilidade de, sem ter registro no INPI, você utilizar uma marca que já tem dono… ou seja, mais um transtorno acompanhado de prejuízo financeiro, pois a empresa tem todo o direito de exigir que você não use a marca em questão, e de entrar com pedido de indenização. 

 

Ou seja: o quanto antes você registrar sua marca, melhor. Pode parecer burocrático, complicado, mas não é, e estamos aqui para te ajudar! Estamos à disposição via WhatsApp ou telefone para responder todas suas dúvidas e fazer com que o processo de registro seja o mais simples possível! 

Compartilhe esse post

Para garantir o sucesso da sua compra é necessário ter certeza da disponibilidade da sua marca.

Preencha o formulário ao lado para confirmação.

Ei, Espere!

Ficou alguma dúvida?

Nossos especialistas podem te auxiliar!

Preencha o formulário ao lado e iremos entrar em contato para você fazer parte do maior escritório contábil do Brasil.