Muitos empresários têm a convicção de que devem esperar o negócio “dar certo” para registrar a marca da empresa. Talvez por falta de informação, medo da burocracia, ou por acreditarem que se trata de um investimento financeiro muito alto ou, até mesmo, desnecessário.
No entanto, esperar a empresa crescer, gerar lucros e ser um negócio de sucesso para ser dono da marca é um grande erro: basicamente uma aposta arriscada, que pode custar o maior patrimônio do negócio, seu nome e reputação.
O registro perante à Junta Comercial, CNPJ e outra documentação da empresa não protegem a marca. Apenas um registro com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) protege nome, logotipo, marca, etc. Ou seja, seu negócio pode estar indo de vento e popa, e de uma hora pra outra, outra empresa pode entrar com um pedido para que você não use mais sua marca.
Parece impensável, mas é possível: se a outra empresa tiver o registro do INPI e você não, você terá que parar de utilizar o nome da sua empresa, agora já tão bem sucedida. Então, por que esperar?
O quanto antes você entrar com o pedido de registro no INPI, mas seguro estará: o Instituto respeita o princípio de anterioridade, que garante que a empresa a requerer o registro primeiro tem direito sobre o mesmo. Vale lembrar que isso só é válido quando ocorre dentro do mesmo segmento de mercado.
Além disso, há sempre a possibilidade de, sem ter registro no INPI, você utilizar uma marca que já tem dono… ou seja, mais um transtorno acompanhado de prejuízo financeiro, pois a empresa tem todo o direito de exigir que você não use a marca em questão, e de entrar com pedido de indenização.
Ou seja: o quanto antes você registrar sua marca, melhor. Pode parecer burocrático, complicado, mas não é, e estamos aqui para te ajudar! Estamos à disposição via WhatsApp ou telefone para responder todas suas dúvidas e fazer com que o processo de registro seja o mais simples possível!